Meditação: Dê atenção a tudo Quando meditamos, nosso cérebro funciona num ritmo mais lento e poderoso, o que gera a serenidade necessária para levar a mente ao estado de superconsciência, quando o ser humano pode conhecer seu verdadeiro eu e a alegria daí advinda. Existem algumas técnicas para nos mantermos concentrados e conscientes durante a meditação.
Não adianta dizer para você próprio que não quer mais pensar em nada. Nesse caso, a mente começa a trabalhar justo no sentido oposto, suscitando e fazendo brotar uma infinidade de pensamentos. Portanto, aceite os pensamentos, mas sem deixar se envolver por eles.
Isso é difícil, mas irá se tornando cada vez mais fácil na medida em que desenvolva a prática. Não pensar é uma batalha que exige empenho. Vencida a luta, os resultados se fazem notar em todos os níveis e são mais que compensadores.
O simples fato de estar lendo esta revista revela: você está interessado em conhecer os princípios da meditação. Se é assim, não perca mais tempo. Comece agora mesmo o processo que vai levá-lo à sabedoria. Como? Simplesmente prestando atenção. Desenvolver a atenção é o primeiro passo nessa jornada. Com ela, você poderá observar o que acontece a sua volta, perceber como reage às situações, saber o que causa medo e o que traz alegria.
Descobrirá também por que determinados pensamentos causam tristeza, enquanto outros provocam otimismo e o levam adiante. Adquirida essa consciência, você pode deixar as coisas como estão ou meditar. Não podemos nem devemos ser muito duros conosco nem com quem nos cerca. O bambu só é forte e agüenta as ventanias porque é flexível.
Assim, na medida em que for ampliando sua consciência, procure igualmente desenvolver o sentimento do perdão. Perdoe a si próprio e ao próximo. Perdoar, além de gerar compaixão, amor e aceitação, produz atitudes que reforçam em nós esses sentimentos e levam à sabedoria. Viu só? Um pouquinho de atenção e você já está no meio do caminho...
O que interessa é o aqui e o agora Passe a agir como um observador de si mesmo no dia-a-dia. Preste atenção em si próprio: fique atento ao que faz, ao que fala, ao que come, ao que provoca sua risada, à maneira como anda, aos pensamentos que tem antes de dormir, às coisas que podem lhe entristecer. Desligue o piloto automático e fique antenado com o que está fazendo aqui e agora.
Um bom exercício para desenvolver a atenção e se preparar para meditar é rememorar, antes de o sono chegar, o dia que passou. Adquira o hábito de fazer isso todas as noites e verá: o que passava despercebido no princípio com o correr do tempo começa a ser notado e adquire outro significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário