O que e meditação? Meditar não é refletir, mas esvaziar a mente. O silêncio desperta a alma e a mente vazia nos conecta com o Universo. Em busca do autoconhecimento, o não-fazer nos prepara para o que deve ser feito. Meditar não é refletir Antes de mais nada, esqueça a definição contida nos dicionários.
Diferentemente do que a maioria imagina, meditar não é refletir sobre alguma coisa ou um determinado tema. Meditar é esvaziar a mente. Como assim? Deixando de lado os valores do Ocidente, que superestimam o fazer sem cessar e os bens materiais.
Para tanto, siga os mestres orientais, cujos ensinamentos têm como fundamental o saber ficar em silêncio, manter a mente vazia e buscar a sabedoria interior.
Nada de novo. Os gregos já pregavam isso. "Conhece-te a ti mesmo", dizia Sócrates. "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses" está inscrito no Oráculo de Delfos. Pensar sem parar, falar continuamente e ficar todo o tempo fazendo alguma coisa produz ansiedade e nos afasta de nós mesmos.
Já o silêncio desperta a alma, a mente vazia nos conecta com o Universo e o não-fazer nos prepara para o que deve ser feito, que dessa forma acaba acontecendo cada vez melhor. Com a meditação, treinamos a atenção e acalmamos nossa mente, nosso corpo, nossa alma. E é assim que iniciamos a caminhada rumo ao autoconhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário